Início Contato Resenhas Parceiros

11 agosto 2013

Resenha do livro Coração de Tinta - Cornelia Funke

Autora: Cornelia Funke
N° de páginas: 456


Acredito que todos aqueles cujo em seus corações haja um sentimento especial pelas letras escritas com papel e tinta, devem ler este livro.
Coração de tinta expressa esse enorme amor e carinho que nós leitores sentimos por esses amigos feitos de papel.
Imaginem se seus heróis saíssem das suas histórias preferidas e você pudessem conversar com eles durante longas horas enquanto saboreiam um chocolate quente.
Foi exatamente isso que eu fiquei pensando quando terminei essa doce leitura.
Mo é o pai de Meggie, uma menina de apenas doze anos, mas que apesar de pequenina, tem um apetite voraz por livros e suas magias escritas com letras de forma.
Eles degustam juntos de boas leituras e do amor pelos livros, como Mo é um “médico de livros”, eles estão sempre viajando e se mudando. Para Meggie tudo bem, ela não se importa de estar sempre a se movimentar e não criar raízes, pois Mo está sempre lá e ele é toda estrutura que ela precisa.


Um belo dia eles recebem a visita de Dedo Empoeirado, e, é aí que tudo começa a fazer sentido na cabeça da pequena Meggie.
A princípio, ela não entende porque aquele ser de nome e aparência tão estranhas chama seu pai de Língua Encantada, mas acontece que ela vai descobrir que Mo tem o dom mais cobiçado entre os leitores de todo o mundo, ele pode trazer dos livros os personagens que nele habitam.
Mas tudo na vida tem seu preço, e o dom de Mo cobrou o seu da pior maneira possível. Foi um preço tão alto que Mo jurou jamais ler em voz alta novamente.

Mas antes que Mo silenciasse a sua mágica voz, ele já tinha trazido de Coração de Tinta os vilões Capricórnio e Basta, acompanhando esta dupla do mal ele trouxe o malabarista do fogo Dedo Empoeirada, que se tornou um personagem inesquecível para mim.


Eu devo dizer que a história se desenrola numa nuvem de livros, a cada capítulo nos traz um trecho de outros livros e você fica com vontade de ler todos eles. Já coloquei vários na minha lista de livros para comprar.
É simplesmente fantástico a forma como a autora desenvolve a trama expressando esse cuidado e afeto pelos livros, eu fiquei encantada do início ao fim.

Tem um personagem que eu também não poderia deixar de citar nessa resenha que é o Fenoglio, foi ele quem criou o Coração de Tinta de onde saíram Capricórnio, Basta e Dedo Empoeirado.
Esse simpático e carismático velhinho me cativou com suas frases e esperanças quanto a seus próprios personagens.

Temos também a Elinor, tia de Meggie. Ela é a mais fissurada em livros da história e quanto mais eu lia sobre a sua incrível biblioteca, mais eu desejava ter um espaço assim.


Me atrevo a dizer que Coração de Tinta se tornou uma das minhas leituras preferidas e que estou me sentindo carente depois de termina-lo. Existem mais dois livros que o acompanham: Sangue de Tinta e Morte de Tinta. Eu ainda não os tenho, mas sem dúvida não demorarei a adquiri-los.
Eu li algumas resenhas sobre eles e vi que as opiniões estão divididas, alguns gostaram muito da leitura, mas tem gente que acha que a história poderia ter acabado em Coração de Tinta.
Eu irei me arriscar, pois eu preciso ler um pouco mais sobre esse mundo repleto de seres mágicos, fadas, duendes e muito mais.

Vou deixar registrado aqui um dos trechos que eu mais amei do livro. Se você não quiser ler pule o texto abaixo ok?


“Quando você leva um livro numa viagem, dissera m Mo quando ela pôs o primeiro no baú, acontece uma coisa estranha: o livro começa a colecionar lembranças. Depois basta abri-lo, e você já está de novo no lugar onde o leu. Tudo volta, já nas primeiras palavras:  as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto o lia... Acredite, os livros são como papel pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas.



Para quem quiser, também tem o filme que foi inspirado no livro. Vale a pena lembrar que foi inspirado, e não é de forma alguma um retrato exato do livro, mas é bem legal também.
Eu gosto muito do ator que faz o papel do Mo, apesar de não consegui enxergar a pequena Meggie nessa atriz.







Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Sou louca pra ler esse livro
    Adorei a resenha

    Beijos
    literaturizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas então. Eu estou triste por ele ter terminado :(

      Que bom que gostou flor. Fico feliz :)

      Excluir
  2. Coração de tinta é muito bom né? Li poucaas coisas dele e tenho curiosidade.. sempre q passo por uma livraria quero comprar rs, mas ainda compro.
    Amei a nova carinha do blog.. tenho q fazer umas graças assim rsrs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crissss
      Compre o mais rápido que vc puder, juro que não vai se arrepender. É uma viagem ao mundo literário indescritível!

      Gostou do novo visual? Se vc quiser eu te ajudo a achar templates lindos pro seu blog

      Beijokas

      Excluir
  3. Ai meu Deus, eu tenho uma vontade enorme de ler este livro, mas ainda não tive oportunidade e agora tu me deixou ainda mais curiosa hehehe

    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra.

      Mate a sua curiosidade, como eu disse... é algo que não tenho como descrever, vc precisa ler para conferir essa história fantástica.

      Já estou seguindo seu blog. Amei o visual dele :)

      Excluir
  4. Olá.
    Nossa acabei nem postando né?
    Mas menina se sai muito bem com resenhas viu? rsrs
    Sabe eu gosto muito do livro mas vai ver nos próximos ^^ leia sangue de tinta e morte de tinta que vai amar o/
    Parabéns e agora o blog esta de cara nova e logo termino o seu viu?
    bjocas
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tamires. Você é sempre um amor!

      Com certeza eu vou ler os próximos livros ;)

      Beijos

      Excluir

Suas impressões, críticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas!
Mas se você for comentar nessa postagem apenas para pedir uma visita, sugiro que pense bem antes de fazer isso. Esse tipo de comportamento me deixa irritável e seu comentário será excluído.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Letras da Nana - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Mariana Teixeira.
Tecnologia do Blogger.